terça-feira, 9 de julho de 2013

Matéria na Revista Sesc Brasil

Leia a matéria publicada na Revista Sesc Brasil, em julho de 2013, sobre a implantação do Programa Ecos, Brasil afora:

Clique para ampliar

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu da necessidade de alertar a população e governos de cada país para os perigos da negligência em relação às questões ambientais. Foi um marco na luta pela preservação do meio ambiente, que desde então tem sido vista como uma meta mundial. As conquistas foram muitas, com a disseminação de informações que renderam ações como o aumento na reciclagem do lixo, a criação de equipamentos para economizar energia e água e até mesmo o comprometimento das nações em reduzir as emissões de carbono. No entanto, sabe-se que ainda há muito a ser feito. 

Aos poucos, a campanha em prol de um mundo melhor vem contagiando os mais diversos setores da sociedade. Escolas, condomínios, comunidades se unem em iniciativas que demonstram um maior esclarecimento sobre a questão. Uma responsabilidade que o Departamento Nacional do Sesc abraçou em 2010, com a criação do Ecos – Programa de Sustentabilidade CNC-Sesc-Senac. Lançado com o objetivo de reduzir os impactos ambientais derivados da rotina de trabalho do Condomínio de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o Ecos começa a circular pelo país, adotado pelos Departamentos Regionais. 

Alagoas, Sergipe e Roraima já implantaram o programa, que em breve chegará a mais 20 estados. Voltado para o público interno, consiste em um conjunto de ações que visa otimizar os recursos e é aplicado aos procedimentos e atividades do dia a dia das instituições. 

O programa já alcançou resultados consideráveis. Somente em 2012, o Departamento Nacional economizou 1.272.900 copos descartáveis, 9.750 folhas de papel e 8.205 m³ de água. Houve reduções também nos gastos com papel toalha, guardanapo, sacolas e energia. No entanto, para Mario Saladini, coordenador do programa, o Ecos busca, além da economia financeira, inserir o cuidado com o meio ambiente na principal missão do Sesc: a busca pelo bem-estar social. “O Ecos aproxima o Sesc do conceito de sustentabilidade. E, hoje, o cuidado com o meio ambiente está diretamente ligado ao social.” 

Nos três Departamentos Regionais onde o Ecos foi implantado, a adesão dos servidores foi bastante positiva. Eles arregaçaram as mangas e fizeram da sustentabilidade palavra de ordem. O trabalho é coordenado por grupos gestores, formados por servidores de diferentes setores, que promovem ações locais seguindo a metodologia e indicadores padrão. 

Em Roraima, o Ecos marcou pela mudança de comportamentos. Vivian Roberta de Souza, coordenadora do grupo de gestores locais, observou a redução no uso dos copos plásticos. “Disponibilizamos a caneca do programa e é notória a preferência de todos pelo uso dela. Essa mudança de hábito desencadeia outras mudanças. Um exemplo disso é que a diminuição do uso dos copos reduziu o uso de sacos de lixo”, explica. 

Em Alagoas, a caneca verde com a inscrição “Não sou descartável” também fez sucesso e resultou na criação do Espaço Ecos – uma área construída especificamente para a lavagem desses utensílios com sabão biodegradável. No local, também há um jornal mural, onde são divulgados semanalmente dicas e informações úteis sobre sustentabilidade. “Nós desenvolvemos projetos ecológicos para o público externo, mas essa é a primeira vez que implementamos um projeto focado no ambiente de trabalho. O Ecos confirma o nosso compromisso ideológico com o meio ambiente”, destaca Cléa Costa, gestora de Saúde e Lazer e coordenadora do grupo do Sesc em Maceió. 

Em Sergipe, foram realizadas palestras pela ONG Canto Vivo e montada uma horta vertical com garrafas PET. Os servidores são tão engajados que as ações do Ecos já transcendem o ambiente de trabalho. “Percebemos uma mudança de comportamento dos funcionários, introduzindo na sua família uma consciência crítica em relação ao consumo consciente, preservação do meio ambiente e responsabilidade socioambiental”, comemora Clarissa Rocha, designer gráfica e membro do grupo gestor em Aracaju

Fonte: Jornal Sesc Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário